terça-feira, 9 de junho de 2015

"Restaurante Caravela". Fui, comi e...


http://www.nescapadinhas.com/restaurante/vila-do-conde/caravela/2566/


O Caravela é daqueles locais que é apenas para quem conhece... Muito provavelmente não vem nos roteiros turísticos e nunca será o restaurante mais badalado do grande Porto (nem o tenta ser). A sala é pequena e, apesar das enormes janelas de ponta à outra da sala até um pouco sombria. A decoração é peculiar ligada a 100% ao mar. Nas paredes fotos de bacalhoeiros e de pesca do "fiel amigo", mas a verdadeira pérola está no tecto da sala. Aí encontramos os restos de um velho barco de madeira que andou no mar antes de ser abatido. Tudo isto nos aponta para o tipo de restaurante que ali temos. O restaurante é, ou foi porque agora são as filhas que lá estão, de um antigo pescador que esteve embarcado várias vezes na pesca do bacalhau. Claro que com isto tudo, o forte teria de ser o peixe e os petiscos...

Já lá fui várias vezes, a última delas no Dia da Mãe deste ano, com a minha mulher, o meu filho e o resto da família. O atendimento é extremamente simpático e cada cliente é tratado com igual devoção, atenção, cuidado e carinho. Mesmo que inocentemente aquela gente sabe que para manter a porta aberta o mais importante é manter o cliente feliz e isso não passa apenas pela comida.
Não há como ir ao Caravela e não comer uma chora (ou meia para poder comer mais qualquer coisa). O  sabor desta sopa de peixe que tem origem nos bacalhoeiros e que se fazia com caras frescas de bacalhau é simplesmente único. Para além das caras de bacalhau, a sopa inclui também raia, tomate e pimentos frescos. O sabor a sal e picante quanto-baste misturado com a frescura dos pimentos e o doce dos tomates é a todos os níveis divinal. É sem sombra de dúvidas, a melhor sopa de peixe que alguma vez provei.

Há outro prato que para mim é sempre difícil fugir: lulas fritas com tomate. São deliciosas e há pouco mais a dizer. As lulas são fritas inteiras, levemente panadas (nunca percebi muito bem como fazem aquilo) e ficam estaladiças por fora e suculentas por dentro. Para mais, os tentáculos ficam super crocantes e saborosos, apetecendo ficar ali eternamente a mordiscar daquilo. Acompanha com um maravilhoso molho de tomate que se junta muito bem à fritura e que casa na perfeição com o arroz branco que acompanha a proteína.

Além destes pratos que me parecem OBRIGATÓRIOS para quem se senta no Caravela pela primeira vez há ainda um maravilhoso arroz de marisco (não sei se alguma vez comi melhor em restaurantes), arroz de polvo também muito bom, assim como peixe na grelha ou marisco. Sei que também tem carne, mas na minha opinião, com aquela qualidade de peixe e marisco e a maravilhosa confecção que lhe fazem pedir carne é um ultraje se não burrice!

Eu costumo acompanhar quase sempre a refeição por cerveja. Não é que não haja vinho, mas eles têm umas canecas grossas que estão na arca e que deixam a cerveja gelada durante imenso tempo... Nunca consigo resistir.

Para acabar tem sobremesas variadas, tartes, gelados e maçã assada há sempre. Qualquer uma das sobremesas é boa, mas a minha preferida é a tarte de limão merengada! O preço não é propriamente baixo, mas considerando que é produto do mais fresco possível (desde o peixe aos legumes) é um preço bastante razoável. 


O Caravela é um restaurante familiar onde podemos levar a família e os amigos. Não é muito grande, portanto para grupos grandes é melhor ligar para reservar. É obrigatório para quem gosta de peixe e quer fugir um pouco a Matosinhos e Angeiras. 

Nota: é impossível não dar uma grande nota ao Caravela.