quarta-feira, 14 de setembro de 2016

"Restaurante Gato Preto". Fui, comi e...






O Restaurante Gato Preto no Peso da Régua foi um restaurante visitado durante as mais recentes mini-férias. A primeira coisa que me vem à cabeça quando penso no restaurante é honestidade. O serviço, o atendimento, o espaço, a comida, o preço é honesto e despretensioso. 

Fomos ao restaurante à hora de almoço. A sala é ampla, bem ilumindada e com decoração simples. As paredes a imitar os xistos da região dão um aspecto mais tradicional ao espaço.

O atendimento é muito bom. As pessoas muito atenciosas e preocupadas em bem receber. O nosso pequeno, quase com dois anos foi muito bem acolhido, tratado e acarinhado. O velho ditado diz "quem meus filhos beija minha boca adoça" e é bem verdade. O Rafa já estava com sono e a fazer traquinices, mas a paciência com a criança mostra que naquela casa se sabe receber bem.



Ao contrário do que acontece na maioria dos restaurantes, perguntaram-nos se queriamos umas entradas antes de as trazer para a mesa. Parece um pormenor, mas é destes pormenores que se fazem os bons restaurantes. 
Quem serve está atento e sem ser chato ou inconveniente lá foi perguntando se tudo estava do agrado assim como foi levantando a loiça excedente sem ser maçador, deixando sempre o espaço da mesa disponível para os clientes.

As entradas foram um cestinho de pão que estava um pouco duro demais (uma coisa que nos chamou à atenção na região foi a falta de pão de qualidade nos restaurantes), azeitonas (ainda bem, pois o nosso filho adora azeitonas) e um paté feito localmente. Simples e bom: nada a dizer.

A ementa não era muito extensa. No entanto houve várias hipóteses em cima da mesa.
Relativamente à ementa faz-me confusão ver no Peso da Régua ementas com francesinhas (não acontece apenas neste restaurante... na região do Douro vi muitos restaurantes com francesinhas nas suas ementas). Eu percebo que a ideia deve ser vender aos turistas estrangeiros que invadem a Régua, mas na minha opinião deviam focar-se na cozinha tradicional da região.

Para prato principal pedimos Bacalhau à Narcisa e Lombinhos de porco com pasta de azeitona e broa. O bacalhau estava muito bem feito. Tinha uma cor laranja muito bonito, estava bem frito e com uma cebolada sem gordura a mais. Era acompanhado com a tradicional batata frita e com salada. Mais uma vez digo: era um prato honesto. Era aquilo que era: um bacalhau à Narcisa (ou à braga, como se diz aqui pelo Porto) bem feito e saboroso.

Relativamente à carne o prato era espectacular e surpreendente. Nunca tinha provado aquela combinação e era realmente muito boa. A carne de porco desfazia-se ao comer. O sabor da pasta não era exagerada e casava muito bem com a carne e acompanhamentos (batatas assadas, arroz simples e salada). Era um prato equilibrado, saboroso e muito bem confeccionado. 

Para sobremesa duas explosões de sabores surpreendentes e fabulosas: Crista de galo com gelado e Crumble de maçã também com gelado.



 A minha mulher estava receosa de pedir o crumble. Principalmente porque ela o faz muito bem e por norma os dos restaurantes ficam aquém do esperado. Ainda bem que neste caso era mesmo melhor que o dela. Saboroso, sem ser demasiado doce, crocante e com uma bela crosta da parte de cima. A combinação com o gelado gelado de baunilha cai sempre bem com um crumble de maçã e neste caso continuava a não ser mentira. 

A crista de galo era uma espécie de pastel de massa tenra recheado com ovos moles. Era muito bom. A massa estaladiça e os ovos moles doces QB. A minha maior surpresa foi a bela ligação disto tudo com a cremosidade e frescura do gelado. Valeu bem a pena experimentar a sobremesa mais cara da lista.

No final paguei um valor a rondar os 25€, o que achei razoável para um almoço de duas pessoas, com entradas e sobremesas.


Resumindo: honestidade e relação qualidade/preço excelente. Surpreendente nas sobremesas. Excelente no atendimento e atenção aos clientes. O restaurante não tem pretenção a ser mais do que aquilo que é e isso faz toda a diferença. Aposta no que sabe fazer e o que faz, faz bem. Quando voltar à Régua vai ser difícil não voltar lá. Irei certamente referenciar.

Nota:


 



1 comentário:

  1. Gosto de restaurantes que me fazem sentir em casa, quer no estar como no sabor :)

    ResponderEliminar