quarta-feira, 8 de abril de 2015

"Casa Guedes". Fui, comi e...


Quem vai comer ao Guedes sabe ao que vai... Ninguém está à espera de ir ali comer uma comida requintada nem de ver prémios gastronómicos ou alguma espécie de estrela de pneus... O Guedes é uma tasca e não tem pretensões a ser nada mais do que isso! Uma tasca com a melhor sandes de pernil que alguma vez comi na vida.
Na montra são nos mostrados os queijos e enchidos que poderemos apreciar e logo ali percebemos ao que vamos... 
Mal entramos sentimos o cheiro do pernil... e ali mesmo podemos assistir ao verdadeiro espectáculo que é cortar do mesmo. O homem por trás do balcão (o qual não sei o nome) faz cada sande com uma calma e mestria única, utilizando a quantidade certa de molho e carne para cada pão. Faz-se o pedido e espera-se, pois na Casa Guedes não há pressa para fazer uma sande... é preciso que ela saia sempre bem.

Enquanto se espera pode-se sempre experimentar um bolinho de bacalhau, sopa ou serrabulho. Tudo bem feito e de forma bem tradicional. Tudo bem saboroso e muito, muito generoso.

Não importa o tempo da espera... quando as sandes vêm para a nossa frente parece que tudo pára e nada mais importa. O pão semi-aquecido fica estaladiço por fora o que torna a primeira dentada simplesmente mágica. A carne, super tenra e saborosa faz as papilas gustativas darem saltos de alegria e o molho une toda aquela maravilhosa sande. Uma pede outra e o difícil é parar...

Para aguçar ainda mais os sentidos podemos experimentar uma sandes mista com queijo da serra ou com paio de porco preto (entre outras coisas, como tábuas mistas de queijos e enchidos, por exemplo). 
A sande com queijo da serra torna-se muito gordurosa e às vezes parece que o queijo se sobrepõe demasiado à carne (a generosidade no queijo é enorme). Uma vez fiz o seguinte comentário a um amigo: "acho que tem queijo da serra a mais", ao qual ele me respondeu: "isso é uma frase que não faz sentido". Ele tem razão, se alguém me põe um naco de queijo da serra com mais de 1 centímetro em cima de uma sande de pernil, não me posso queixar...
A sande com paio de porco preto é a minha preferida, pois o sabor e gordura do paio acasalam na perfeição com o pernil e fazem deste tipo de sande uma bomba de sabor.

Para acompanhar, um vinho verde de Baião ou um espadal são a melhor opção pois o seu sabor e intensidade ajudam a dissipar a gordura e a apreciar novamente aquele festim de sabores.


Não sei, nem sequer quero saber como se prepara aquela carne. Há coisas que têm de estar guardadas no segredo dos deuses, para que apenas as possamos saborear de vez em quando e para que quando isso aconteça seja um momento memorável.

Ir ao Guedes é obrigatório para todos os amantes de comida de qualidade, sem olhar a calorias nem a técnicas de confecção. Tudo ali é simples e delicioso... pura e simplesmente delicioso!

Dentro do género é dífícil encontrar melhor, por isso a nota é quase a máxima! A não perder!
Nota:

 

1 comentário:

  1. Já tinha ouvido falar e bem da Casa Guedes e agora que confirmas,.....é mesmo para colocar na lista :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar