terça-feira, 14 de abril de 2015

"Los Ibéricos". Fui, comi e...



Eu tive duas experiências em "Los Ibéricos". A primeira foi muito boa, a segunda foi horrível e saí de lá a dizer que nunca mais lá voltaria...
Vou começar a explicar o que aconteceu na segunda visita, mas antes disso dizer que voltei lá porque tinha efectivamente gostado da comida e inclusivamente tinha sugerido o restaurante a várias pessoas. 
Era um sábado de Novembro e estava uma noite chuvosa e ventosa. A minha mulher estava gravidíssima (8 meses) e combinamos ir com os meus sogros jantar fora. Escolhemos "Los Ibéricos" pois já todos tínhamos lá ido e tínhamos gostado. Despacha-mo-nos mais cedo que os meus sogros e chegamos às 19h30 ao restaurante. Entramos e estavam ali nas mesas da entrada todos os empregados a comer. Disseram-nos que abriam apenas às 20h00m e que tinhamos de esperar. Saímos e ainda perguntamos um ao outro se esperavamos ou se íamos a outro sitio. "Já que combinámos aqui com os teus pais, esperamos por eles". E esperámos... Não quisemos saber do mau tempo e fomos dar uma voltinha a pé. Entretanto, já perto das 20h00 chegaram os meus sogros e ficamos na conversa até ser hora de entrar. À hora de abertura lá fomos nós...
Entrei com a minha mulher e os meus sogros atrás de mim e disse: "É uma mesa para quatro". Responderam-me de imediato: "Tem reserva?". Respondi: "Não!". "Então não os podemos atender..."
Explodi e só me lembro de dizer: "Você deve estar a gozar comigo?" peguei na mão da minha mulher e disse "vamos embora antes que me chateie". Ela ficou para trás com os pais a explicar ao empregado (que não tinha percebido o porquê da minha explosão) que é uma falta de respeito e consideração pelo cliente fazê-lo esperar meia hora para depois lhe dizer que não o pode atender. Bastava terem perguntado da primeira vez que lá entrei nesse dia (19h30m) se tinha reserva e tudo se teria resolvido sem nenhum problema. 




A minha primeira visita a "Los Ibéricos" foi bem mais pacífica e, atrevo-me a dizer que foi uma grande experiência gastronómica. Foi-nos sugerido por um casal amigo e fomos lá os quatro jantar num sábado à noite e sem reserva. Escolhemos tapas diversas para partilhar:
      - Pintxos de frango c/ geleia de pimentos vermelhos 
      - Folhados de Alheira com sweet chilli
      - Cogumelos Frescos Al Ajillo
      - Ovos Rotos com presunto
      - Pimentos padron
      - Calamares

As espetadas de frango (pintxos) eram boas, mas a geleia de pimentos tornava o prato simplesmente delicioso. O prato vale como um todo, pois os dois elementos casam mesmo muito bem. Tem o crocante do frango em conjugação com o doce, avinagrado e salgado da geleia. É super saboroso e a tapa perfeita para partilhar com amigos.

A combinação dos folhados de alheira com o molho doce e picante é igualmente vencedora. O molho é picante, mas não o suficiente para fazer esquecer o resto dos sabores. Faz com que a gordura da allheira e da massa folhada não sobressaia, tornando o folhado até algo leve e deveras apetitoso. Talvez falte a este prato um pouco mais de frescura.

Os cogumelos eram fresquíssimos e isso nota-se quando se comem. Estavam bastante bem feitos, com sal quanto baste para estarem saborosos sem estarem salgados. A meu ver tiham gordura a mais, mas foi dos melhores que alguma vez comi em restaurantes.

Os Ovos Rotos com presunto foi o prato que mais me surpreendeu. Estamos a falar simplesmente de ovos estrelados com batatas fritas e presunto, que,  só por si já parece delicioso e faz qualquer  amante de comida salivar, mas o que realmente me surpreendeu foi a qualidade da confecção. Estava perfeito... Tudo perfeito, desde as batatas aos ovos. Batatas estaladiças e muito bem fritas; ovos perfeitos e bem temperados; e presunto quanto baste para acompanhar. A gema de ovo une todos os elementos fazendo com que cada garfada seja deliciosa. No final apeteceu-me pedir outra dose para continuar o festim...

Os pimentos padron e os calamares eram bastante bons e bem feitos. Os padron estavam bem feitos e bem temperados e dos calamares estaladiços e saborosos. Não eram extraordinários, mas eram bons.

Acompanhamos tudo com uma boa sangria, da qual também não fiquei propriamente fã. Já bebi bem melhor, mas estava fresca e soube bem.

No final experimentamos algumas sobremesas:
      - Tarte de Maçã com Bola de Gelado
      - Tarte de queijo com marmelada

Encaixam muito bem na ementa e no tipo de pessoas que vão comer tapas. Não eram demasiado doces, mas muito saborosas e estavam muito bem feitas.

O preço encaixa nos preços dos restaurantes deste género, ou seja, não é barato! Para duas pessoas se pedem 3 ou 4 tapas e logo ficam ali 20 a 25 euros. Se juntarmos vinho e sobremesas fácilmente se passam os 40€ para duas pessoas.


Para mim a experiência num restaurante é muito mais que comida... Tem a ver com tudo, desde a arrumação, limpeza, ambiente, comida, atendimento... TUDO! Se da primeira vez que visitei este restaurante fiquei impressionado da segunda fiquei muito, mas muito desiludido! O cliente tem de ser tratado com respeito, seja ele quem for e eu, naquela noite de Novembro, senti que eu, a minha mulher, o meu filho fomos desrespeitados. Será difícil voltar a "Los Ibéricos". No entanto, continuo a referenciar o espaço para quem quer comer boas tapas!

Obviamente a nota que dou tem em conta das minhas duas experiências no local e não pode ser muito boa. Vai ficar no limbo da meia escala, simplesmente porque a comida é deliciosa. Espero sinceramente que a situação que ocorreu comigo não aconteça com mais ninguém!

Nota:





Sem comentários:

Enviar um comentário