quinta-feira, 16 de abril de 2015

"Gull". Fui, comi e...


Antes de mais dizer que eu não sou apaixonado por sushi. As experiências que tive com peixe cru com arroz não foram as melhores, por isso quando soube que o almoço com o pessoal do escritório seria no GULL fiquei um bocado de pé atrás... Não me quis armar em cortes e fui na mesma admirar aquela vista maravilhosa.

O pessoal quis ficar na esplanada, o que para mim não fez muito sentido pois estava um sol abrasador. Logo ali fiquei surpreendido por numa explanada daquelas não haver uma única forma de proteger os clientes do sol. Fiquei agradavelmente surpreendido por haver menu de sushi e menu alternativo! Acabei por escolher o alternativo (alheira com gema de ovo) com camarões crocantes de entrada e limonada para acompanhar. 

As bebidas foram servidas a um ritmo lento e lá ficamos à espera uns bons 20 minutos pelas entradas... Valeu a pena, os camarões crocantes estavam absolutamente espectaculares. Saborosos, cozinhados na perfeição e o molho agridoce que os acompanha combinava na perfeição. Podia ficar a tarde toda a comer daquilo, mas acabaram rápido (não me interpretem mal, a dose é a ideal).

E veio nova espera... desta vez desesperante! Eu sei que a mesa tinha 12 pessoas, mas não é concebível que se espere quase meia hora depois das entradas para comer. Pior que isso foi ver uma mesa ao nosso lado que tinha chegado bem depois de nós ser servida primeiro. Quando vi isso o meu nível de satisfação desceu logo para níveis críticos, de onde para sair seria necessário a comida ser mesmo muito boa... A verdade é que não o era... Era apenas razoável!

Quando recebi o prato a minha primeira reacção foi "mas que porra é esta?". Sinceramente, e não fui o único a achar isso, o que aquilo parecia era um poio dentro de um prato (desculpem-me leitores ser tão directo, mas era mesmo o que parecia)
A alheira vinha servida num prato redondo por cima de um amontoado de grelos que estavam com pouco sabor. A alheira, que não era das melhores que já comi (nem lá perto), tinha sido enformada numa forma circular e estava tostadinha nos topos (e isso era bom). Por cima da alheira uma gema de ovo perfeita, que com o seu sabor e cremosidade se conjugava na perfeição com a alheira. Em cima disto tudo um emaranhado de uns fios vermelhos que não percebi o que era. Perguntei e disseram-me que era "pimenta da china". A verdade é que não faziam ali nada, pois não sabiam absolutamente a coisa nenhuma. Ainda fiz o teste com várias pessoas e todos disseram o mesmo: "não sabe a nada". Ora, se não sabe a nada, o que é que está a fazer no prato? A reposta é simples: COISA NENHUMA!
Ainda encontrei 3 pedras de sal no prato que não abona em nada para a minha satisfação. 
A acompanhar a alheira vinha uma tacinha de batatas fritas que nunca restaurante algum deveria servir... As batatas não eram as ideais para fritar, estavam moles, castanhas e super oleosas!

De referir que a limonada que bebi era mesmo muito boa. Sabia muito a limão e tinha um travo a eucalipto (não sei o que usaram, mas tinha). Tiveram o cuidado de perguntar se queria com ou sem açúcar o que deixa qualquer amante de limonadas contente, pois beber xarope de limão não me agrada muito.


Alguns de vós estão a pensar: "Foi a um restaurante de sushi comer alheira e queixa-se...". Sim queixo, porque, seja ou não o tema do restaurante, se está na ementa TEM DE SER BOM. O principal problema deste prato de alheira é a sua gourmetização, ou seja, a tentativa de o deixar gourmet! 
O problema é que esta gourmetização foi feita apenas com base num estilo de empratamente que não funciona para o prato em questão. Valia mais apostar num bom produto (uma alheira de melhor qualidade) com uma apresentação mais clara e tradicional que tudo seria bem melhor! 
O bom da crosta crocante na alheira e da gema de ovo (que é absolutamente genial não ter a clara do ovo) fica completamente esquecido no emaranhado de fios vermelhos, da péssima apresentação, das pedras de sal e das más batatas.

Mas o pior de tudo foi o serviço... Lento, mas lento... não me lembro de alguma vez ter esperado tanto por comida! Ver mesas que chegaram depois serem servidas antes não ajuda nada... No final, ao pagar queixei-me desta situação e ainda tiveram a lata de me dizer que a mesa tinha dois pratos do dia... Ora meus amigos, "pratos do dia" normalmente quer dizer VELOCIDADE e não estamos a falar de uma coisa mega difícil de fazer, estamos a falar de duas ALHEIRAS que apenas têm de ser colocadas na chapa... Independentemente disso, é INADMISSÍVEL, seja em que restaurante for, um cliente que chega depois ser servido primeiro. Isso é FALTA DE RESPEITO pelos clientes. Uma cozinha num restaurante tem de funcionar como uma FIFO (First In First Out, para quem não conhece o termo). Para além disso, se o cliente reclama por causa de uma situação destas única coisa que deve ouvir é "Pedimos desculpa pelo sucedido, iremos fazer tudo para melhorar e para que não volte a acontecer". Tentar dar explicações esfarrapadas só piora a coisa.

Para quem comeu uma alheira (que nem estava espectacularmente boa) e bebeu uma limonada pagar 18€ é um bocado puxado... Eu sei que dividimos entre todos e que houve pessoal a beber vinho, mas achei carote.


Resumindo, a vista fantástica não pode ser desculpa para gourmetização sem sentido e preços altos. A entrada de camarões crocantes era excelente, mas o prato decepcionante. O sushi tinha bastante bom aspecto e deixou-me com vontade de lá ir para o experimentar. O serviço deixou muito, mas muito a desejar... Querer ser um espaço de topo não pode passar apenas por uma vista e sala bonita e por comida pseudo-bonita, mas tem de passar essencialmente por comida de alta qualidade e serviço de primeira e isso meus amigos, a minha experiência não teve.

Nota: acho que estou a ser generoso por ficarem a meio da escala. Espero sinceramente lá ir provar o sushi e poder alterar a minha opinião.



1 comentário: